Linhas de Torres

Mais
10 anos 3 meses atrás #331 por Dematos
COM_KUNENA_MESSAGE_CREATED_NEW
É hoje aberto ao público o Forte da Feira na Malveira e pertencente às fortificações das Linhas de Torres.

Circuito da Malveira (2011), centrado no Forte da Feira.

Neste último poderá visitar uma fortificação em plena área urbana, representativa do grande conjunto de obras militares que foram construídas junto da Malveira e Venda do Pinheiro, verdadeiro “Nó das Linhas”. Situa-se na “Rua do Forte”, junto ao Estádio das Seixas, e o acesso encontra-se devidamente indicado por sinalética rodoviária. O extenso trabalho de arqueologia aqui desenvolvido permitiu pôr a descoberto estruturas complexas completamente ocultas. Destaca-se o paiol, estrutura subterrânea que foi escavada e reconstituída, sendo única em todas as Linhas.

Em Mafra, no Claustro Sul do Palácio Nacional, pode visitar o Centro Interpretativo, onde se reúne informação ao visitante sobre a História da Guerra Peninsular em Mafra e os principais pontos de visita. A área expositiva é complementada com a projecção de um filme denominado “Memórias de Eusébio Gomes (Mafra, 1807-1811)” no qual participaram cerca de 75 figurantes de Mafra, que integraram as Recriações Históricas de 2010.

Propomos que descubra o passado do Concelho de Mafra (e da Europa), associando-se ao programa que marca a conclusão da execução da “Rota Histórica das Linhas de Torres”:

17H00 – Forte da Feira, Malveira

- Abertura ao público, na sequência dos trabalhos arqueológicos e de restauro;
- Animação histórica.

18H00 – Claustro Sul do Palácio Nacional de Mafra

- Inauguração do Centro Interpretativo de Mafra;
- Estreia do filme “Memórias de Eusébio Gomes (Mafra 1807-1811)”.

Informação da C.M. de Mafra: http://www.cm-mafra.pt/cultura/noticia.asp?noticia=1716

Por favor Autenticar ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

Tempo para criar a página: 0.273 segundos